Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA NO ESTADO DE SANTA CATARINA
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - SC
Ofício nº 13/2023/Diafi-SC/Supes-SC
Florianópolis/SC, na data da assinatura digital.
Ilmo. Sr.
PAULO CARNEIRO
Secretário Geral
Associação Estadual de Cooperação Agrícola - AESCA
Rua Montevidéu, 2.135-E, sala 3, Bairro Passo dos Fortes
CEP: 89.805-750 Chapecó - SC
Assunto: Resposta Ofício N. 008/2023
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 02001.033215/2019-41.
Cumprimentando-o cordialmente, e em atenção aos questionamentos contidos no Ofício N. 008/2023 temos a informar que:
"Qual a previsão de assinatura do Aditivo e em quanto tempo o recurso vai ser repassado para a conta da AESCA?"
Não podemos assegurar qual a previsão de assinatura do Termo Aditivo, tampouco o prazo para que o recurso seja repassado, haja vista que a minuta seguiu para análise da Procuradoria Federal em 11/04/2023. Após a assinatura do Termo Aditivo, a Presidência do Ibama solicitará à Procuradoria a comunicação ao juízo sobre a autorização de transferência de recursos.
Para melhor esclarecer essa situação, vamos encaminhar Vossa solicitação à Presidência do IBAMA, pedindo que consulte a Procuradoria sobre o assunto, e pedindo celeridade nas assinaturas, após esse retorno para todo esse trâmite ocorrer o mais breve possível no que depender do IBAMA. Os prazos da Justiça, de liberação do recurso em si, não temos como precisar mesmo.
"Que procedimentos teremos que adotar se o recurso não estiver disponível na conta até da data 15 de maio/2023? Há a possibilidade de prorrogação de oficio?"
Há possibilidade de prorrogação para continuidade das atividades que estão fazendo, desde que estejam ocorrendo com os valores da Meta I, solicitamos que a AESCA faça o pedido formal para que haja nossa manifestação.
"É possível continuar as atividades do ACT, conforme prevista no plano com efetuação de despesas e fazer o pagamento retroativo aos fornecedores posteriormente quando o recurso estiver na conta?"
Esclarecemos que a liberação só ocorrerá quando da aprovação final da Meta I. E a AESCA deve saber que o IBAMA está analisando o Projeto entregue e ele pode sofrer cortes e/ou ajustes necessários para que seja aprovado nos termos do proposto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado.
"Qual a previsão de liberação dos recursos orçados e início das atividades na meta II?"
A liberação dos recursos da Meta 2, depende da aprovação dos produtos na Meta 1. O IBAMA vem envidando esforços num planejamento de liberar em 45 dias, contudo eventualmente, caso haja necessidade de ajustes/revisão/assinatura de termo aditivo, tal prazo pode se dilatar.
"É possível o adiantamento de algumas ações da meta 2 para que não aconteça a interrupção do ACT 42/2021?"
Não existe previsão para tal, de modo que essa proposta das ações a serem adiantadas poderá ser analisada quando da solicitada devidamente justificada pela AESCA.
Atenciosamente,
LUCILA CLAUDIA LAGO FRANCISCO
Superintendente Substituta do IBAMA-SC
Documento assinado eletronicamente por LUCILA CLAUDIA LAGO FRANCISCO, Superintendente Substituta, em 20/04/2023, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ibama.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 15521410 e o código CRC 0CD65A5A. |
Referência: Processo nº 02001.033215/2019-41 | SEI nº 15521410 |
Rua Conselheiro Mafra, 784 - Telefone: CEP 88010-102 Florianópolis/SC - www.ibama.gov.br |